quarta-feira, 29 de julho de 2009

sobre a revista feminina


Fiquei com vontade de escrever mais sobre a Heloneida e enfim, aquela temática. Achei que poderia informar algo que aprendi recentemente sobre as revistas femininas no Brasil. Elas surgiram nos anos 20 e com o passar dos anos foram se "modernizando". Nos anos 40, já havia diminuído o espaço dedicado a literatura e aumentado o espaço das fotografias, que nessa época eram de artistas de filmes norte-americanos. Também começou por essa data, os testes de personalidade, aquele que diz você é atrevida na cama se marcar mais a letra b. E, também, nesse momento, falo até pelo menos, os anos 50, não havia mundo fora do lar, o mundo era o seu mundo. Tão existencialista, tão comercial de tv, tão atual que chega a doer. Assim, consumir os produtos certos da "cozinha" ou "maquiagem" porque não havia muito o que escolher ia fazer com que a mulher fisgasse o partidão ou mantesse o marido interessado nela. Por que não mudou?!! Ou mudou? Então, por que não mudou para toda a gente? Regrediu? Juro que tudo que vejo é um bando de mulheres querendo fisgar homens, querendo ser predendadas como se fossem carregar um troféu. Detalhe: maquiagem agora não resolve, com a exposição dos corpos, não pode ter celulite nem estria também e não vale só saber cozinhar para ser "prenda" tem que ter um mestrado ou uma pós. Isso será porque no fundo tudo que nós queremos é casar? Isso é metafísico e vai além? vivemos para ficar paradinhas sendo admiradas, esperando o dia em que alguém passe na "loja" e leve a gente para a casa?..... ahahahha e depois de posse da gente, vai ficar por quanto tempo até colocar na estante... ou vá parar na mão de outro e aí o objeto adquire um novo significado nas mãos de outro possuidor, mas, ele - objeto - tem sua própria história (que nem diz uma amiga minha antropóloga). Já que o mundo dessas revistas era o mundo do consumo que é um mundo onde aparência é igual a essência, adicionei esse anúncio da Maizena de 1941, porque olha só, como as coisas mudam quando muda a aparência, o que não contaram para a pobrezinha é que aparência todo mundo têm.... (ou quase) mas deixa ela, o anúncio não é mesmo para fazer ninguém ver o que antes não via, é, ao contrário, para fazer enxergar o que de fato não existe.

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