sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Por que aumentou o consumo de maquiagem importada pelas brasileiras?




Respostas de um telejornal (do final dos anos 90 e início dos 2000): o dólar em queda, maior poder aquisitivo das mulheres, matrimônio tardio e com menor número de filhos.


Por que continua aumentando dos anos 2000 para cá? Um site de venda de make up que não é nem um dos top 5, entregou em um ano, 10.000 pacotes para o Brasil. Por que existe uma reduzida mas incrivelmente abastada elite nesse país de flagelados? Creio que não porque ouso dizer que a classe média compra, não compra tudo, nem o tempo todo, mas (e olha aí a resposta da pergunta do título) a disseminação dos produtos importados em blogs nacionais e o sucesso desses blogs alavancou as vendas nos últimos três ou quatro anos. Cada grande blog de sucesso sobre maquiagem tem, em média, de 3 a 4 mil seguidores, evidentemente, acontece de uma pessoa ser seguidora de mais de um blog, mas isso não acontece com todas. Além disso, deve-se levar em conta também quem acessa rotineiramente sem se tornar um seguidor (meu caso). Acho que isso daria uma bom tema dentro dos estudos do Tempo Presente. Será que eu largo Gramsci e vou estudar isso? Ai, por que não? Faço um link e explico como a Urban Decay diminui seus gastos produzindo cada item em algum lugar do mundo. Mandar ir encher os vidrinhos de gloss na China é o mais comum. Eu vou continuar com a minha pesquisa do mestrado até o mestrado: Adóooooooooooro (que neam falam as meninas dos blogs) discutir teoria política mas depois daí a gente vê, né?


Fora os blogs nacionais, há os videos de make up no youtube que também dá uma força... para que tudo venha fazer parte da nossa wishlist, por que diz aí se você pode fazer uma sombra durar até 12 horas com ajuda do Eye primer potion porque sair de casa montada pra balada e voltar com cara esquisita e pele oleosa? Never more.....

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