terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Porque nada é tão legal quanto história comparada


As pessoas sempre me perguntam o que é história comparada. Basicamente, você pega duas ou mais histórias e compara. Pode ser de dois lugares diferentes, ou da mesma coisa em épocas diferentes. Os professores do PPGHC (Programa de Pós-Graduação em História Comparada) da UFRJ me matariam se lessem um negócio desse. Mas eu quero ser simples, estabelecer uma comunicação e que as pessoas fiquem satisfeitas com a resposta. Daí, eu dou um exemplo, por exemplo, você compara como eram ritos fúnebres na Grécia e na Roma antiga.... o pessoal faz: óoo ahhhh. Mais um para não restar dúvida: você compara as ditaduras militares do Brasil e Argentina - sorriso esboçado devido ao grande apelo midiático e contemporâneo sobre o tema. Aí, então, fecho com o grande barato da história comparada... por que história comparada? porque quando você sai da história nacional, você descobre outras explicações, por exemplo, eu posso achar as possíveis razões da ditadura brasileira, mas comparando eu descubro porque teve uma aqui e muitas outras na América Latina. Satisfeitos? mais ou menos...... mas, passemos a outras histórias...

Um comentário:

  1. O mais interessante sobre a história comparada é a possibilidade de se usar mundos imaginados (Os tais "What ifs" ou Alternate History) para realizar estas comparações? Ou talvez o inverso, usando as comparações para criar mundos imaginários que resistam 'a critica sob algum grau de razoabilidade... De uma olhada neste site aqui: http://www.alternatehistory.com/discussion/

    Antes de qualquer exploração maior dê uma olhada no número de pessoas logadas a qualquer momento neste fórum... É IMPRESSIONANTE!

    Abs,

    F

    ResponderExcluir