domingo, 29 de novembro de 2009

Xena, Witchblade e mais


O ritual era simples: eu chegava do colégio, almoçava já no sofá e no sofá permanecia por horas assistindo TV. No começo, quando mais jovem, gostava do Chapolin, mas também assistia outras coisas que vinham depois...alguma série americana....nunca o telejornal. Na minha adolescência, o que se sobressaiu foi sem a dúvida a princesa guerreira. O arquétipo do guerreiro (a) desperta em nós aqueles sonhos esquecidos, traz à tona algo que estava escondido pelas circunstâncias (ou seja, eu sei que só tinha 15 anos, tava no culégio, e era lá meio gordinha, mas eu tb sabia que no mundo sempre houve espaço para outras histórias de outras mulheres em outros tempos, onde nada disso importava, um lugar onde não imperava o poder disciplinar da escola (Foucault), as regras de comportamento para mulheres de sociedades burguesas e o dever dos pais. No mundo da Xena, eu já poderia ser mulher, forte, livre, eu já podia ser quase eu.... ahhhh....Só para citar um professor meu que também citou alguém (filósofo): "As pessoas sofrem tanto nesses tempos modernos porque o acidente e a essência se confudem". (hã ?) Quando te perguntam quem você é? Por que é que diz sua profissão, idade, sexo, time... quando há muito mais que dizer sobre você, sobre a sua verdadeira essência? Voltando a Xena, pois é, ainda tiro inspiração de lá, eu chego do mestrado e fico no sofá... Também gostava de Witchblade, quantas e quais mulheres a gente pode ser... Ah, sem dúvida (que eu me lembre) o primeiro referencial do arquétipo do guerreiro numa figura de mulher foi a Vampira do X-Men....Ela era demais... quem tem a minha idade sabe......coitada da Jean, chata de galocha!

2 comentários:

  1. Xena só era seu "alter ego", porque no seriado ela não tinha que processar/internalizar o ônuis de ter matado centenas de outras pessoas sem qualquer outra razão mais premente que a pura vontade.

    Para mim o maior problema destes seriados é justamente esta visão sanitizada das guerras e das lutas. Imagine o que sairia se o Tarantino dirigisse um episódio de Xena. Será que vc a acharia ela assim tão "role model"? Acho que não.

    Além de tudo isso, já imaginou a dificuldade que uma mulher "forte" como a Xena teria para achar um parceiro (que obviamente não fosse o semideus Hercules do Kevin Sorbo...) para se casar e ter filhos...

    Imagine o derramamento de sangue a cada discussão do casal...*rsrs Divórcio? Prá que? Basta o fio da espada para resolver tudo... ;) Ah! E tem sempre a eterna questão da relação muito mal resolvida entre a Gabrielle e a Xena. Tenho uma amiga lésbica que ficava o dia todo sonhando e ser a Gabrielle. por que será? ;)

    Lembranças de criança, como esta, é melhor deixar por la mesmo, na poeira dos tempos...

    Se hoje em dia casar de vc rever estes episódios, o maior risco é o de suas doces lembranças serem destruidas de vez. Eu já passei por isso com outros seriados da minha época, não é nada legal.

    Abs,
    F

    ResponderExcluir
  2. Vampira, ja ia esquecendo de falar, a despeito de ser um belo personagem, é uma coitada, ela é é a grande vitima de seu próprio poder... eternamente condenada a apenas fazer amor com sigo mesma,

    Rs...

    []s F

    ResponderExcluir