sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Já se sentiu vivendo 2 vidas?





Uma vida que você quer viver, imaginada, e a outra que de fato acontece.
Antes que você pense: ah, mas isso acontece com todo mundo! Não acontece não. Mas, acontece sim, com a maioria das pessoas desde que passamos a viver na sociedade moderna. No dia-a-dia, as pessoas colocam cada vez menos de si no seu trabalho. A vida não tem mais muito encantamento e para não morrer de tédio, de vez em quando assistimos a um filme, novela para que as coisas ganhem novamente um sentido. Os dias imortantes na vida de alguém.. e a gente sonha que são os nossos dias... Mas a vida imaginada pode (necessita) encontrar a vida vivida. Eu estou delirando, mas não deliro sozinha. Essa é a tese da Teoria do Romance, do Lukács.


PS: O cara que tirou a foto encima também chama Lukács, mas é outro.

2 comentários:

  1. Já! Se bem que ultimamente me sinto vivendo mais a vida imaginada do que a que está realmente acontecendo. Um amigo muito sábio vivia me dizendo que o grande mal da humanidade foi a invenção da medicina e do marketing. Não tô muito ligada em que era eles surgiram, só sei que depois de tanto brigar com esse meu amigo, me resigno a concordar com ele. Enquanto o marketing trabalha na criação de toda essa ilusão (e o pior: o maldito me estuda a fundo e cria, cada vez mais, coisas que me deixam presa nesse mundinho fictício), que insiste em me afastar da vida que eu deveria estar vivendo, a medicina só faz prolongar esse sofrimento. Tô bem cansada de viver a vida do outro, ainda que esse outro nem exista de fato, só é mais uma personagem do Manoel Carlos (menos as Helenas, tá?! não aguento).
    Bem, a parte boa é que, se essas coisas estão acontecendo porque "...as pessoas colocam cada vez menos de si no seu trabalho. A vida não tem mais muito encantamento..." vou dar um jeito nisso. Eu sei que não vai dar para consertar o mundo (e como me disse uma amiga: "deixa os consertos para os técnicos"), mas vou tratar de fazer parte, de novo, da minha própria vida, só que dessa vez, vou me certificar de que estou vivendo a vida certa.
    grazi***
    P.S.: Satisfeita????? Eu entro sim, tá!

    ResponderExcluir
  2. Vá então, corra atrás da vida certa a ser vivida.... Corra, Forest, Corra!

    Estou procurando o gel da Vichy na net. beijos

    ResponderExcluir